Prefeitura de Olinda decreta luto oficial pela morte de Aneide Santana
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Servidora municipal desde a década de 80, Aneide fundou o Arquivo Público de Olinda
A Prefeitura de Olinda decretou luto oficial de três dias pela morte da historiadora e arquivista Aneide Santana, aos 70 anos. Servidora pública há mais de quatro décadas, Aneide foi uma figura central na preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade.
Ela faleceu durante o sono na madrugada deste domingo (30). Aneide fundou e foi guardiã do Arquivo Público Municipal Antonino Guimarães e teve papel fundamental na candidatura de Olinda ao título de Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, em 1982. Também contribuiu para a elaboração do Foral de Olinda, reconhecido como Memória do Mundo pela UNESCO, e ajudou a fundar o Núcleo de Educação Patrimonial de Olinda (NEPO).
A prefeita Mirella Almeida lamentou a perda e destacou o legado deixado por Aneide: “Perdemos uma guardiã do nosso patrimônio, mas sua memória viverá em cada rua e documento que ela ajudou a preservar.”
O velório ocorre no auditório do Palácio dos Governadores. O sepultamento será às 14h, no Cemitério da Várzea, no Recife. Durante o luto, as bandeiras municipais serão hasteadas a meio mastro em homenagem à servidora.
Publicar comentário