Lula lança programa nacional para proteção de cães e gatos

Imagem: Reprodução/CanalGov

ProPatinhas e SinPatinhas visam controle populacional ético, registro gratuito de animais e acesso ampliado a serviços de bem-estar animal

O Governo Federal lançou nesta quinta-feira (17) o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas) e o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas). As iniciativas, lideradas pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, foram oficializadas em cerimônia no Palácio do Planalto com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ministra Marina Silva. O ProPatinhas visa o controle populacional de cães e gatos por meio de castrações, microchipagem e incentivo à guarda responsável.

Já o SinPatinhas permitirá o registro gratuito de animais, criando um banco de dados nacional para facilitar políticas públicas de saúde e proteção animal. Cada animal cadastrado receberá um “RG Animal” com QR Code, permitindo identificação em caso de perda. Os tutores também terão acesso a informações sobre campanhas de castração, vacinação e microchipagem em suas regiões. A plataforma garantirá ainda mais transparência na aplicação de recursos públicos voltados à causa. As medidas respondem a demandas sociais e têm como objetivo combater o abandono, os maus-tratos e promover a convivência harmoniosa entre pessoas e animais.

Publicar comentário