Papa Francisco morre aos 88 anos

Foto: Vaticano

Jorge Mario Bergoglio foi o primeiro papa latino-americano e jesuíta da história e ficou 12 anos à frente da Igreja Católica

O Vaticano confirmou na manhã desta segunda-feira (21) a morte do papa Francisco, aos 88 anos, às 2h35 pelo horário de Brasília (7h35 no horário local). Jorge Mario Bergoglio ocupou o cargo de líder máximo da Igreja Católica por quase 12 anos, sendo o 266º pontífice da história. Em comunicado oficial, a Santa Sé destacou o legado de Francisco como “verdadeiro discípulo do Senhor Jesus”, exaltando sua dedicação aos valores do Evangelho, especialmente aos pobres e marginalizados.

Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano, o primeiro jesuíta e o primeiro a assumir o papado após a renúncia de seu antecessor, Bento XVI. Ele foi eleito em 13 de março de 2013, no segundo dia do conclave, e assumiu o pontificado mesmo após admitir que não desejava o cargo. Sua trajetória marcou uma nova era de aproximação entre a Igreja e os fiéis, com foco na simplicidade, inclusão e justiça social.

Publicar comentário